quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O lado de cá e o lado de lá

O meu nome é Jonas e vivo do lado de cá. Eu sei que tu, que me lês, vives do lado de lá mas não te preocupes, eu sou inofensivo e venho agora, pela primeira vez, dizer a esse lado o que penso dele.
Eu sinto-me muito só aqui no lado de cá. Raras são as vezes em que encontro alguém e quando encontro vão todos com pressa para encontrar a porta para o lado de lá. Ainda não percebi a razão da pressa nem o porquê de não gostarem do lado de cá. O que penso, sempre que os vejo, é que nem quero perceber. Eles passam por mim a transpirar raiva, ira, ódio, revolta, tudo sentimentos que trazem do lado de lá mas dos quais não se conseguem 'desfazer'. É estranho, eu sinto que nasci aqui, deste lado. Desde sempre que me lembro de andar por aqui, perdido, sem os meus pais. Raramente os via mas quando via, lá iam eles, com aquele ar irado mas sempre me disseram para me manter aqui, deste lado. Acho que sou o mais antigo do lado de cá e ultimamente têm-me vindo parar ás mãos alguns pupilos. Afasto-os e coloco-os a viver na fronteira para que ganhem força e coragem, se ficarem por cá. Se passarem para lá já sei que não tinham força de vontade para permanecerem por aqui, comigo.
Nos últimos tempos tenho visto coisas inéditas e alguns dos pupilos têm-se aguentado bem. Acredito que destas últimas 'fornadas' fiquem por cá uns quantos. Ainda bem, assim tenho companhia.
O nosso trabalho, cá deste lado, é simples: observar as asneiras do lado de lá. Ultimamente o lado de lá tem-me dado imenso trabalho, quase não tenho dormido. As asneiras seguem-se, umas atrás das outras, pelo mundo fora. É por isso que cada vez compreendo melhor os meus pais e é por isso que sei que gostam de mim, porque me fizeram ficar deste lado.
O lado de lá é cada vez mais cruel, vingativo, desordenado e sem valores. A sociedade mundial está a ficar perdida. Existem nela os 'coitados', os 'espertos', os 'pseudo-espertos' e os 'pseudo-intelectuais'. Estes últimos são os que me dão mais trabalho, têm mesmo a mania que sabem tudo mas ainda não perceberam que se atingissem a intelectualidade, pura, estariam deste lado, de cá. Eu acho muito estranho, admiro-os imenso, a sério e a sociedade também, segue-os como se fossem líderes. Até votam em alguns deles para assumirem cargos de poder, por vezes mas não percebem que eles são 'pseudo'. E o que é 'pseudo' neles? Tudo. Tudo é 'pseudo': 'pseudo-poder', 'pseudo-liberdade', 'pseudo-inteligência'. Como é possível que os 'pseudo', os verdadeiros mentirosos, tomem conta do lado de lá? Como? Quando todos se tornarem 'pseudos', que eu acredito piamente que um dia aconteça, vai ser perigoso. E até acho que a guerra vai rebentar. Não sei o que fazer com os recém-chegados ao lado de cá, só espero que se aguentem todos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário